SAÚDE 06/03/2019 Agentes de saúde realizam ações de combate à Dengue

Em Franco da Rocha, as ações contra o Aedes Aegypti continuam sendo realizadas. No sábado (23), agentes de combate a endemias (AGE), agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais do núcleo de zoonoses e vetores realizaram um mutirão de buscas aos criadouros do mosquito.
Desde janeiro de 2018, o município não registrou casos de Dengue, no entanto, com a temperatura elevada e chuvas constantes, o processo de orientação e conscientização da população segue sendo intensificado.
A equipe contou com 75 profissionais e percorreu os bairros Vila Palmares, Monte Verde e Vila Lanfranchi, fazendo visitas casa a casa. No total, 1.583 residências foram visitadas.
Durante a ação, os agentes bloquearam criadouros, eliminaram focos, orientaram os munícipes quanto aos ambientes e materiais que favorecem a proliferação do mosquito, tais como vasos de planta, ralos, calhas, baldes e tonéis, caixas d'água foram devidamente cobertas e sacos de lixo foram vedados.
Veja fotos da ação.
Além de todas esses procedimentos, os agentes repassaram instruções para as famílias possam identificar os primeiros sintomas das doenças transmitidas pelos vetores da dengue.
Outras ações
No mês passado, durante a semana estadual de mobilização contra a dengue, ação coordenada com o Governo do Estado, Franco da Rocha promoveu diversas atividades de combate ao mosquito transmissor. Foram realizados mutirões de limpeza em escolas (eliminação de criadouros); gincanas; trabalhos com textos jornalísticos sobre o tema (jornais e internet; palestras de conscientização; produção e distribuição de panfletos; atividades lúdicas; teatrinho da dengue; pesquisa em microscópio das características do mosquito Aedes, entre outras atividades.
(Texto: Luana Nascimento - Foto: Orlando Junior)