Página Inicial Notícia

SEGURANÇA 03/12/2018 Cerimônia de encerramento do Programa Força Jovem aconteceu na Escola Estadual Elvira Parada Manga

Cerimônia de encerramento do Programa Força Jovem aconteceu na Escola Estadual Elvira Parada Manga

Na última quinta-feira (29), o Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal (GCM) esteve na Escola Estadual Elvira Parada Manga para realizar a última cerimônia de formatura de 2018 do Programa Força Jovem, que realiza ações de conscientização e prevenção às drogas e violência entre adolescentes.

Veja fotos da cerimônia

Compondo a mesa de autoridades estavam o diretor da escola Profº José Carlos Calado; as vice-diretoras Mirela de Oliveira Cestai e Rosângela Barrientos; o coordenador pedagógico Eric Carlos Pedroso; o diretor da Escola Estadual Profº José Parada, José Guilherme Andrade Filho; além do Corregedor Dr. Edgard Cenachi e da coordenadora do projeto e Inspetora da GCM Maria da Conceição Inácio Gomes.

Estiveram presentes ainda, representando o poder legislativo, os vereadores Pablo Cunha e Alex Caixa.


Desde o início do ano o GAEP atuou em dez escolas do município, fazendo reuniões e palestras sobre os perigos do uso de drogas e seus efeitos para a vida dos adolescentes, das famílias e da comunidade. Na edição de 2018, 1,2 mil alunos do 1º ano do ensino médio receberam o certificado de participação, tornando-se agentes multiplicadores de todo o conhecimento adquirido com o projeto.

Agradecendo a presença de todos, o diretor Calado parabenizou os alunos. “Sabemos que esse é o caminho: a prevenção. Desta forma, com diálogo e atenção, conseguimos chegar até a eles”, afirmou.

Participação especial durante a cerimônia, os alunos da Escola Estadual José Parada, encenaram uma peça de teatro e um número de dança, mostrando o que aprenderam com as palestras do programa.


“Podemos falar em estatísticas, em gráficos e números, porém, temos contato direto com pessoas que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas, muitas vezes dentro de nossas famílias, na sociedade e até nas escolas. Então, o grande desafio é mostrar para essa geração, que também tem nos ensinado muito, quais são do uso das drogas. Hoje nossos alunos mostraram de forma fictícia aqui no palco, mas tudo isso é real e os reflexos são enormes para a vida dos jovens”, declarou.


Aclamada pelos alunos, a inspetora do GAEP, GCM Conceição falou sobre os passos realizados pelo projeto durante o ano. “Hoje eu estou aqui para parabenizar e agradecer a todos. Espero que vocês levem para a vida tudo o que foi ensinado aqui. Prevenção: esta é a palavra. Nosso objetivo é prevenir o problema antes que aconteça e tentar resgatar aqueles que precisam de nós. Eu sinto que deixei o meu melhor para cada um de vocês.”, concluiu.

Finalizando a celebração, os estudantes receberam o certificado de participação do Programa Força Jovem.


GAEP

O Grupo de Ações Educativas e Preventivas foi criado em 2013 e tem como objetivo promover a cultura de paz e a prevenção ao uso nocivo de drogas, por meio de palestras, debates e encontros lúdicos com a comunidade escolar., visando contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta e mais consciente.

São ao todo oito encontros em cada unidade de ensino e as palestras são mensais. Em uma das etapas, a GCM Conceição apresenta as drogas proibidas como a maconha, cocaína, sintéticas e outras. O foco do programa é prevenir que os jovens estudantes sigam pelo caminho das drogas.

(Texto: Luana Nascimento - Fotos: Orlando Junior)