PROTEÇÃO ANIMAL 03/10/2018 Cães e gatos já têm disque denúncia para registrar maus tratos

Não é incomum descobrirmos que um cachorro ou um gato está sofrendo nas mãos de seus tutores. O grande problema até esta semana, era o que fazer ao constatarmos tal situação.
Na segunda-feira (1), o Governo de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Defesa Animal, lançou o programa Patrulha Animal e denúncia contra maus tratos de animais domésticos: o 0800-6006428 para cães e gatos. Até antes desse programa, as denúncias eram direcionadas ao 190 da Polícia Militar.
O serviço está disponível na Capital e nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Entre as cidades está Franco da Rocha.
No ano passado foram registrados 22 mil casos de maus-tratos contra animais domésticos em todo o Estado.
Procedimento
Segundo informou a Defesa animal, o denunciante recebe orientação profissional especializada ao acionar o “0800 Miau”. Depois do registro da ocorrência feito pela equipe da policial militar, na ambulância de resgate pet, um veterinário acompanha o grupo até a casa do denunciado para verificar a situação do animal e emitir um laudo técnico. Neste caso, o Ministério Público pode usar o documento como prova em um eventual pedido de condenação do agressor.
Constatado os maus-tratos, o animal será atendido pelos médicos veterinários e será levado ao abrigo. Tão logo seja curado e com a devida autorização judicial, o pet será destinado a adoção em feiras realizadas pela Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais.
A execução do serviço acontece por meio de parceria entre as Secretarias de Proteção Animal, Segurança Pública e a Casa Militar.
(Texto: Adriana Carvalho - com informações da Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais - Arte: Dalmir Júnior)