SAÚDE 28/06/2018 Franco comemorou Dia de Combate às Drogas com palestra de especialista

As secretarias de Saúde e de Gestão Pública da prefeitura organizaram palestra para os servidores municipais para comemorar o Dia Internacional de Combate às Drogas. O evento aconteceu na terça-feira (26), dia escolhido pela Organização das Nações Unidas para celebrar a data.
O palestrante foi o doutor em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo, Rodrigo Alencar, estudioso sobre os fundamentos da clínica com usuários de drogas (veja mini currículo no final desta reportagem).
Em sua fala, Rodrigo destacou a importância do usuário frequentar os serviços disponíveis na rede municipal. “Dessa forma, a pessoa passa a ser reconhecida em seu território, independentemente de estar em uso abusivo de drogas”, disse. “A pessoa em condição de rua não tem seus direitos reconhecidos. O que acontece apenas quando ela chega em um serviço pela dependência química", concluiu o psicólogo.
Em outro trecho da palestra, Rodrigo lembrou que o número de usuários de álcool no país é bastante expressivo. Segundo o psicólogo, em canaviais é comum patrões fornecerem este álcool para os funcionários conseguirem cumprir as exaustivas jornadas de trabalho.
Tratamento
Franco da Rocha atendeu, entre julho do ano passado e maio de 2018, cerca de 350 usuários de drogas ou álcool, segundo a gestora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), Elaina Silva.
O CAPS da cidade foi inaugurado em julho de 2017 e integra o programa do Ministério da Saúde (MS) que implanta o equipamento em cidades que têm pelo menos 70 mil habitantes. O funcionamento ocorre em parceria do MS com os municípios.
A unidade atende adultos, mas o município também conta com o CAPSi, que abrange menores com idade até 17 anos e 11 meses. Dessa forma, Franco atende todas as faixas etárias no CAPSad e CAPSi, especializados em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.
Conheça o CAPS AD de Franco da Rocha
Currículo do palestrante
Rodrigo Alencar é psicanalista, pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Lógicas Institucionais e Coletivas do Programa de Psicologia Social da PUC - SP (bolsa CAPES). Doutor em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (bolsa CAPES) com doutorado sanduíche na University of Manchester (UK). Professor convidado no curso de pós-graduação em Sociopsicologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Mestre em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (bolsa CNPQ). Membro do laboratório Psicanálise e Política vinculado à PUC - SP, membro do Dicourse Unity (UK). Trabalha nas áreas: Psicanálise, Psicologia Clínica, Psicologia Social e Saúde Coletiva. Informações coletadas do Lattes em 01/06/2018.
(Texto: Adriana Carvalho Foto: Equipe CAPS AD)