Página Inicial Notícia

DESENVOLVIMENTO SOCIAL 16/03/2018 Idosos do CDI participam de aulas de hidroginástica na piscina do parque

Idosos do CDI participam de aulas de hidroginástica na piscina do parque

Muito gratificante. Essas foram as palavras comuns para a coordenadora do Centro Dia do Idoso (CDI) de Franco da Rocha, Gislaine Manga e a professora de Educação Física Mara Alba, sobre a ida de oito idosos à piscina pública. A atividade aconteceu na quinta-feira (15), no Parque Benedito Bueno de Moraes e fará parte do calendário de práticas semanais dos idosos. Veja como foi

Maria Guia, de 66 anos ou Dona Guia, como é conhecida, emociona-se ao falar da nova atividade. “Em casa eu ficava muito sozinha, sem ter o que fazer porque não posso me movimentar muito. Tinha muitas dores na perna. Depois da aula, minha perna melhorou”.

Dona Guia sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há 6 anos, que comprometeu o lado esquerdo do corpo. Desde então, ela não havia entrado na piscina. “Consegui me movimentar melhor, fazer exercícios. Estou vivendo de novo”, contou.

Sobre o CDI, Dona Guia diz só agradecer. “Aqui encontrei uma família. Temos atividades e podemos conversar entre nós. É muito bom”, destacou a idosa.


Valorização

A roda de conversa dos frequentadores do CDI de Franco aconteceu na manhã desta sexta-feira, (16). O assunto foi exatamente o início das aulas de hidroginástica na piscina pública.

“Elas querem continuar com as aulas e adoraram o contato com a água. Tem gente que nem conhecia piscina”, disse a professora Mara Alba.

Para a coordenadora Gislaine, o efeito deixa de ser só físico, para ser psicológico. “Alguns idosos sentiram efeitos diretamente no corpo. Pode ser também pela alegria do contato com a água e, em especial, porque eles estão se sentindo muito valorizados. Foi muito válida a prática de ontem e com certeza, assim será com as próximas aulas”, concluiu Gislaine.

Centro Dia do Idoso

O CDI Tereza Nair Leonardi Anzelotti funciona desde junho de 2016, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h e atualmente atende 15 idosos. Além da hidro e da educação física, os frequentadores têm aulas de artesanato e dança circular, entre outras atividades. Eles também recebem atendimento de médico geriatra; podólogo e acupunturista. No local, a prefeitura fornece três tipos de alimentação diariamente: café da manhã; almoço e café da tarde.

A unidade tem a finalidade de promover autonomia, inclusão social e a melhora de qualidade de vida das pessoas idosas, além de evitar seu isolamento social.

(Texto: Adriana Carvalho – Foto: Orlando Junior)